Tipos de depilação

tipos de depilação

Depilação é a remoção de pelos de algumas parte do corpo executada de forma intencional, praticada para fins estéticos e/ou de higiene. É uma prática mais geralmente mais utilizada por mulheres, entretanto com um número crescente de com adeptos do sexo masculino.

Neste artigo você conhecerá os principais tipos, as vantagens de desvantagens de cada um. Vamos conferir?

Regiões do corpo onde se aplica a remoção de pelos

Entre as mulheres: Geralmente axilas, pernas, sobrancelhas, e regiões genitais (pelos pubianos).
Entre os homens: Geralmente barba, peito, abdômen , costas, pernas, nariz, orelha e virilha.

Tipos de depilação

1 – Depilação com depiladores elétricos:

Este é o método e também tema deste site. Consiste na utilização de aparelho eletromecânico que extrai pela raiz vários cabelos simultaneamente utilizando-se discos giratórios. É um método que vem ganhando adeptos de forma crescente. Ao contrário de lâminas de barbear são seguros e não resultam em irritação na pele.

O resultado deste tipo de depilação podem durar até quatro semanas. Neste site você pode conhecer os tipos de depiladores e também as melhores marcas.

LEIA TAMBÉM O Guia definitivo de depilação com depiladores elétricos

2 – Depilação a luz pulsada:

Este processo consiste em emitir luz pulsada através de um aparelho direcionando-a para o ponto a ser tratado. Quando a luz penetra na pele ela é atraída pelo pigmento e libera calor. Este aquecimento localizado destrói o pelo.

Para que os resultados sejam satisfatórios, as peles brancas com pelos escuros e grossos são requisitos. Infelizmente pelos loiros e os ruivos, ambos finos ou grossos, bem como as peles negras com pelos escuros e grossos, não atingem resultados satisfatórios com este método.

É possível usufruir desta tecnologia em casa. A Philips desenvolveu um aparelho que emite luz pulsada para eliminação de pelos. Se trata do Depilador Philips Luma. Segundo a Philips, estudos clínicos com o este aparelho mostraram que você pode obter uma redução significativa de pelo (mais de 80%), depois de apenas quatro tratamentos quinzenais. Você pode conhecer mais detalhes aqui nesta descrição.

3 – Depilação por eletrólise

Usando uma agulha de ultra-fina para penetrar cada folículo piloso, este sistema oferece pequenos choques de eletricidade matando as células que ajudam a crescer o cabelo. Este sistema oferece resultados permanentes, mas não há nenhuma garantia e a eficácia varia de pessoa para pessoa.

Desvantagens: É um procedimento caro. Também é demorado. São necessárias várias seções e pode levar até um ano para eliminar os pelos do corpo completamente.

4 – Depilação a laser:

Este tipo de depilação consiste na absorvição do laser pelo pigmento no cabelo gerando calor que pode destruir tanto o cabelo quanto os tecidos adjacentes. Quando feita de forma apropriada apenas os tecidos foliculares são danificados, resultando em ausência de pelos por um período prolongado de tempo.

O processo pode ter que ser repetido diversas vezes antes de haver qualquer resultado permanente. Depilação a laser é relativamente caro e só deve ser realizado por um profissional experiente. Também pode ser um processo doloroso. Resultados ruins são freqüentemente devido ao escurecimento da pele tratada e queimaduras.

5 – Depilação com lâminas descartáveis:

Raspar os pelos com lâminas é o tipo mais popular e mais barato de depilação. Se não causar ferimentos na pele resulta em uma aparência satisfatória.

Para não causar foliculite, é indicado mover a lâmina no mesmo sentido que os cabelos crescem e puxar a lâmina sobre a pele suave e uniformemente.

Este método de depilação não produz pele perfeitamente lisa. Sempre restará um curtíssimo fragmento de cabelo que se estende acima da superfície da pele. Portanto o uso de lâminas deve ser repetido com freqüência.

6 – Depilação com ceras:

Está é um técnica usada remover os pelos do corpo sobre superfícies maiores. Estes métodos envolvem a aplicação de uma cera quente ou fria sobre a pele. Para que os pelos sejam agarrados pelo material eles devem ser suficientemente longos. Após solidificação os pelos aderentes a cera são abruptamente arrancados.

Este procedimento é um dos tipos mais dolorosos. Em caso de ceras quentes podem ocorrer queimaduras na pele.

7 – Depilação com cremes depilatórios:

Este tipo de depilação envolve a utilização de meios químicos que visam amolecer e dissolver o cabelo. Entretanto estes tipos de cremes podem provocar irritação ou dermatite em certos indivíduos sensíveis.

8 – Depilação com linha:

É um método em se utiliza uma linha de algodão que rola sobre os pelos, entrelaçando-os e arrancando-os pela raiz. Indicado para quem sofre de alergia a produtos químicos ou tem pele muito sensível.