Como depilar as partes íntimas com depilador elétrico? GUIA COMPLETO

área íntima
Publicado por em 11 de agosto de 2023

Conseguir um resultado suave e livre de pelos nas partes íntimas pode ser um desafio, mas com as ferramentas e técnicas certas, você pode obter uma depilação eficaz e confortável. Entre as várias opções disponíveis, o uso de um depilador elétrico tem ganhado destaque por sua praticidade e resultados duradouros. Se você está curiosa sobre como depilar as partes íntimas com depilador elétrico feminino de maneira segura e eficiente, este guia abrangente está aqui para fornecer as orientações necessárias.

Desde a preparação adequada, até a escolha da velocidade certa e a aplicação dos melhores métodos de cuidados pós-depilação, vamos explorar passo a passo como conquistar uma depilação suave e confortável em uma das áreas mais sensíveis do corpo.

Prepare-se para descobrir dicas essenciais que te ajudarão a dominar todo processo da depilação íntima com um depilador elétrico.

O que você verá nesse artigo?

Passo 1: Preparação da pele e equipamento

Faça uma esfoliação, mas com ressalvas

LEIA COM ATENÇÃO! A pele esfoliada adequadamente reduz as chances de pelos encravados e, portanto, também reduz o desconforto.É um processo indicado para grande parte da pele em nosso corpo, e pode ser feito de 3 a 4 dias antes da depilação. Entretanto NÃO execute esfoliação na região da vulva!!!

A pele na vulva é extremamente fina e sensível, uma esfoliação possivelmente causará irritação e desconforto. também pode deixar a pele mais suscetível a infecções, inflamações, reações alérgicas e aumento do risco de erupções cutâneas. Portanto não é recomendado!

Você pode apenas a linha do biquíni e a área logo acima dela, mas seja gentil. A área do biquíni é naturalmente sensível, então não esfregue demais a pele com muita força.

Comece tomando um banho morno

Comece tomando um banho morno para amaciar a pele e abrir os poros. Isso facilitará a depilação e reduzirá a sensação de desconforto. A água morna ajuda a suavizar a pele, facilitando o deslizamento das pinças do depilador e contribuindo para um resultado mais uniforme.

O banho também é importante para eliminar as impurezas e resíduos de produtos encontrados na pele, criando uma superfície mais adequada para a depilação.

Certifique-se do bom funcionamento do equipamento

Certifique-se de que o depilador esteja limpo. A higiene do aparelho é fundamental porque no momento da depilação o folículo fica exposto a entrada de bactérias e outros micro-organismo que podem causar malefícios a pele.

Verifique também se o depilador esteja carregado, para que não haja interrupções, e funcionando corretamente. Quando seu aparelho possui um defeito pode ocorrer dele não agarrar os pelos corretamente o que pode ocasionar em pelos encravados.

E por fim, garanta que o ambiente esteja bem iluminado durante a depilação.

Certifique de adotar as boas práticas descritas no manual de fabricante

Eu sei que é tentador correr para usar um equipamento. Nem todo mundo tem paciência para ler as instruções do fabricante e a ansiedade para usar o aparelho fala mais alto. Mas a verdade que todo equipamento possuem informações para sua segurança. E no caso dos depiladores elétricos existem importantes instruções de segurança específicas para uso do aparelho nas áreas mais sensíveis do corpo, como no caso das partes íntimas.

Capas para áreas delicadas

Certamente um depilador que tem como característica a possibilidade de uso nas partes íntimas indica em seu manual, o uso de acessórios de segurança para áreas sensíveis, como também disponibiliza esses recursos. Geralmente esses recursos são chamados de capas.

Essas capas tem o efeito de reduzir o número de pontos de captura de pelos disponíveis, e reduzir a área de contato entre a cabeça depiladora e a pele. E isso possibilita uma depilação mais precisa e suave das áreas sensíveis. Portanto procure conectar os dispositivos de segurança, como capas para áreas delicadas, caso o fabricante solicite.

Observação complementar:

Aparar, raspar ou depilar?

Dependendo da frequência que você efetua a depilação talvez seja uma boa ideia aparar os pelos da região antes de partir para o depilador, caso eles estejam com um comprimento considerável. Com isso os pelos ficam nivelados, fica mais fácil de visualizar a região da remoção, e principalmente, você poderá ajustar o depilador para uma velocidade menor, que é algo indicado para áreas sensíveis, sem exigir demais do seu aparelho, o que resultará em uma depilação confortável.

Existem aparelhos de pelos específicos para as partes íntimas que possibilitam aparar e até raspar essa região, como o Philips Essential para área do biquíni.

No momento de manusear o aparador use os ajustes de comprimento, estique bem a pele, e efetue o corte na direção de crescimento dos pelos com movimentos suaves para garantir um bom resultado.

Talvez você fique satisfeita com o resultado de aparar. Pode até optar por raspar a região. Entretanto se seu objetivo é mesmo extrair os pelos da raiz, então, estando a região preparada, é hora de partir para o uso do depilador elétrico.

Passo 2: Depilação

Ajuste o aparelho para a velocidade mais lenta

Caso o aparelho tenha ajuste de velocidade configure-o para a velocidade mais lenta. A velocidade mais lenta é benéfico, especialmente ao lidar com as áreas sensíveis, devido a várias razões:

  • A velocidade mais lenta reduz a tração e a pressão sobre a pele, minimizando a irritação e o desconforto durante a depilação;
  • Uma velocidade mais lenta permite que as pinças do depilador capturem e removam os pelos de maneira mais eficaz, em vez de quebrá-los na superfície da pele, reduzindo o risco de pelos encravados;
  • Ela também proporciona maior precisão e controle ao manusear o depilador, permitindo que você alcance áreas difíceis sem pressionar excessivamente a pele e a prevenir ferimentos acidentais.

Mantenha a pele esticada

Mantenha a pele esticada com uma mão enquanto usa o aparelho com a outra. Isso ajudará a reduzir a chance de beliscar a pele ou causar irritações e proporcionará uma depilação mais eficiente.

Esticar suavemente a pele antes de passar o depilador ajuda a deixar os pelos mais acessíveis e cria uma superfície lisa para o depilador deslizar. Isso permite que as pinças do depilador agarrem os pelos com mais firmeza e eficácia, tornando a remoção mais completa. Também reduz a tração sobre a pele, minimizando o desconforto e a sensação de puxar durante a depilação.

Leia Também: Qual o melhor depilador elétrico feminino para partes íntimas? – TOP 3

Depile contra o crescimento dos pelos

Sempre mova o aparelho suavemente contra o crescimento dos pelos. Depilar contra o crescimento dos pelos permite que as pinças ou discos do depilador alcancem os pelos mais curtos e resistentes que podem ser deixados para trás quando se depila na direção do crescimento. Isso resulta em uma remoção mais completa dos pelos desde a raiz.

Como usar depilador nas partes íntimas?

Comece segurando e deslizando o depilador de forma suave sob a pele. Evite pressionar muito forte para evitar irritações. Você pode iniciar na área da virilha e depois partir para as outras regiões. Trabalhe em pequenas seções de cada vez para garantir uma depilação uniforme. Lembre-se de ser paciente e ir devagar para evitar cortes ou desconfortos, principalmente na regiões mais sensíveis e de difícil acesso, e sempre mantendo a pele esticada para que o aparelho agarre os pelos com firmeza.

Restrições

Você poderá utilizar seu depilador em grande parte da região íntima. Entretanto existem áreas que não são indicadas o uso, como nas nádegas e ânus, e também no caso dos grandes lábios onde é mais seguro o uso de aparadores (Veja o box a seguir). Caso você tenha dúvidas sobre quais partes específicas da região íntima você pode usar, ou não, seu depilador elétrico, sugiro a leitura desse conteúdo.

Região dos grandes lábios

A região dos grandes lábios é uma área altamente sensível do corpo, e remover os pelos desse local pode ser uma tarefa desafiadora. A depilação com depilador elétrico NÃO É ADEQUADA para a parte externa e interna dos grandes lábios. Recomenda-se utilizar apenas um aparador ou barbeador com o pente para aparar encaixado.

Como depilar as partes íntimas com depilador elétrico
Imagem baseado em ilustração encontrada no Manual do Depilador Elétrico Philips Série 8000 com recomendação do local permitido para uso de aparador de pelos

Passo 4: Cuidados pós-depilação

  1. Após a depilação, enxágue a região com água morna para remover os pelos cortados.
  2. Seque suavemente a pele com uma toalha limpa e macia. Evite esfregar vigorosamente, pois a área estará sensível.
  3. Aplique um hidratante suave na área depilada para acalmar a pele. Opte por produtos sem fragrâncias ou ingredientes irritantes.

Dicas Importantes:

  • Nunca force o depilador contra a pele, pois isso pode causar cortes ou irritações.
  • Mantenha sempre o aparelho limpo e seco para evitar a proliferação de bactérias.
  • Se você nunca usou um depilador na região antes, faça um teste em uma pequena área para ver como sua pele reage antes de fazer a depilação completa.
  • Se você tiver pele sensível, considere fazer um teste de sensibilidade em uma parte discreta antes de fazer a depilação completa.
  • Se ocorrerem irritações ou cortes, pare o processo imediatamente e cuide da pele afetada.

Gostou de saber como fazer depilação íntima com depilador elétrico?

Depilar as partes íntimas com um depilador elétrico pode parecer um processo delicado, mas com a orientação certa e a abordagem correta, é uma tarefa perfeitamente realizável. Lembre-se sempre de preparar adequadamente a pele, ajustar a velocidade do aparelho de acordo com sua sensibilidade e manter a pele esticada para evitar desconforto. Além disso, não ignore os cuidados pós-depilação, como e evitar a exposição solar imediata.

Com a prática e a atenção aos detalhes, você pode alcançar uma depilação suave, livre de pelos e confortável nas áreas íntimas. Lembre-se de que a consistência é fundamental e, à medida que se familiariza com o processo, você se tornará mais confiante e hábil em obter os melhores resultados. Agora que você está armada com as informações certas, é hora de conquistar a depilação íntima com confiança e sucesso.