Depilador elétrico e gestação: pode ser usado durante a gravidez?

Depilador elétrico e gestação: pode ser usado durante a gravidez?
Publicado por em 8 de agosto de 2023

Você engravidou e começou a notar que seus estão crescendo mais rápido e ficando mais fortes do que nunca. Entretanto também notou que isso também está ocorrendo em outras partes do corpo e que talvez seja algo que te incomode. Muitas mulheres desejam continuar sua rotina de cuidados com a depilação, mas podem surgir dúvidas se é indicado depilar-se durante a gravidez.

Neste artigo, discutiremos o que causa o crescimento extra de pelos durante a gravidez ,o que você pode fazer para se livrar dos pelos indesejados com toda segurança, quais métodos indicados e se tem algum problema em usar o depilador na gestação. Vamos nessa?

Porque existe um crescimento dos cabelos e pelos no corpo?

O crescimento dos cabelos e pelos no corpo é devido principalmente consequência da a mudança hormonal que o corpo feminino enfrenta durante a gravidez que visa estimular o crescimento e o desenvolvimento de vários órgãos do bebê. Mas existem outros fatores que podem contribuir para surgimento de pelos com mais intensidade, como metabolismo acelerado, aumento da circulação sanguínea, junto com as vitaminas pré-natais prescritas que nutrem todo organismo, consequentemente estimularam o crescimento de pelos.

Métodos seguros para depilação durante a gravidez

Sim, você pode fazer sua depilação durante todas as fases da gestação. O método de depilação é algo particular. Um caminho é adotar um método que nunca tenha causado problemas antes da gravidez, mas durante a gravidez é mais seguro adotar métodos que sejam menos agressivos para pele. Isso porque a resposta a qualquer trauma causado aumenta a tendência de problemas na pele.

A seguir os métodos mais seguros para depilação na gravidez. Reforçando com todo método exige cuidado no manuseio porque não existe método 100% seguro:

Depilação com lâminas: A depilação é uma das opções mais seguras para depilação durante a gravidez, desde que sejam em áreas que você possa visualizar. Outro cuidado tem a ver com seu equilíbrio que pode ser afetado durante a gravidez, o que requer atenção no manuseio para não causar cortes e ferimentos na pele. O local mais seguro para esse processo é na banheira.

A grande desvantagem desse método e que como o pelo não é arrancado pela raiz, ele volta a crescer mais rápido do que com outras opções de depilação. Por fim, outra recomendação é que não utilize lâminas descartáveis antigas.

Depilação com depilador elétrico: É seguro usar uma depilador durante a gravidez, entretanto sabemos que ele pode causar dor. A sensibilidade a dor varia de pessoa para pessoa. Se você se sentia confortável com uso de depiladores antes da gravidez, considere fazer um teste, já que houve mudanças em vários sentidos, inclusive emocionais que podem ocasionar no aumento da sensibilidade, só testando para saber o quão suportável o processo é para você. Mas no geral ele é seguro.

Aparadores de pelos: Caso você não se adapte ao uso de depiladores elétricos durante a gravidez os aparadores de pelos podem ser um alternativa que te agrade pelo fato de serem indolores. Um único ponto negativo é quanto a durabilidade do resultado já que não tiram os pelos pela raiz.

Métodos menos seguros durante a gravidez

De acordo com a dermatologista Dra. Judith Cavalcante, consultora da Philips, os métodos de depilação que utilizam laser, luz pulsada e cremes depilatórios devem ser evitados durante a gravidez. Os que utilizam luz e lazer devido à possibilidade de hiperpigmentação, já os cremes depilatórios devido a possibilidade de alergias que pode ser mais presentes pelas mudanças na imunidade. Além disso, a depilação com cera também deve ser abordada com cuidado, evitando o calor excessivo e o trauma de puxões intensos, que podem resultar em escurecimento da pele.

Leia também: É seguro usar depilador nas partes íntimas?

Como se preparar para depilação?

Independente do método escolhido, efetuar a limpeza antes da depilação é fundamental para prevenir o crescimento de bactérias e facilitar a remoção dos pelos. Tomar um banho antes do procedimento, com água morna em vez de muito quente, ajuda a preparar a pele e evitar irritações. A seguir outros pontos importantes a se evitar antes da depilação:

  • Evite loções ou cremes oleosos: Não aplique produtos espessos na pele, pois podem dificultar o movimento do depilador elétrico.
  • Pele úmida para no caso de depilação seca: Garanta que a pele esteja completamente seca antes de depilar com o aparelho elétrico.
  • Evite exposição ao sol: Não se exponha ao sol por longos períodos antes da depilação, especialmente se a pele estiver sensível ou bronzeada.
  • Evite tratamentos químicos: Evite procedimentos de clareamento ou peelings antes da depilação para evitar sensibilidade.
  • Pelos muito longos: Corte os pelos excessivamente longos antes da depilação para evitar desconforto durante o processo.
  • Pele irritada ou ferida: Não utilize o depilador em áreas com irritação ou feridas abertas.

Durante a depilação procure manter as melhores práticas do método que você adotou. Caso você opte por usar um depilador elétrico, você pode consultar nosso Guia definitivo de depilação com depiladores elétricos para obter maiores informações.

Procure evite exposição intensa ao sol e uso de piscinas cerca de 1 semana após da depilação. Fique também atenta ao qualquer tipo de problema que aparecer a sua pele e marque uma consulta com seu dermatologista caso for necessário.

O depilador elétrico pode ser usado durante a gravidez?

Podemos concluir que o depilador elétrico feminino pode ser usado durante a gravidez com ressalvas as gestantes com maior sensibilidade a dor que podem substitui-los pelo uso de aparadores elétricos.

Frisando que é sempre importante considerar alternativas seguras e discutir qualquer método de depilação com um profissional de saúde durante a gravidez para garantir a segurança da mãe e do bebê.

Para finalizar encerro listando um depilador e um aparador que se adequam para o uso no período da gestação.

Alerta!

ATENÇÃO!!!

Para sua segurança procure seguir as recomendações que constam no manual dos produtos citados no artigo.

Por se tratar de uso em regiões sensíveis procure utilizar os dispositivos de segurança que os produtos oferecem.

Esse conteúdo é de caráter informativo. Em caso de dúvidas procure orientação de profissional de estética habilitado ou da área de saúde.

Aparador e Raspador Elétrico Philips BRL130/00 Satin Shave Advanced

1° – Aparador e Raspador Elétrico Philips BRL130/00 Satin Shave Advanced

Philips Epilator Series 8000, com 3 acessórios, BRE700/04

2° – Depilador Elétrico Philips Epilator Series 8000