Pode usar depilador elétrico nas partes íntimas? A resposta é depende. Isso porque as partes íntimas são compostas por regiões onde, algumas você poderá usá-lo, e outras onde não é recomendado.
Basicamente se encontram ali a entrada da vagina, uretra, clitóris, a vulva, a região da virilha, o monte púbico, o períneo, nádegas e o ânus. E obviamente só algumas delas crescem pelos, mas nem por isso o depilador elétrico feminino é recomendado para todas elas.
Continue conosco para entender.
O que você verá nesse artigo?
- Sobre a depilação completa na região íntima;
- Recomendações dos fabricantes;
- Pode depilar os grandes lábios com depilador elétrico?;
- Regiões não indicadas para o uso de depiladores;
- Sobre depiladores e aparadores;
- Melhores aparelhos para remoção de pelos íntimos;
ATENÇÃO!!!
Para sua segurança procure seguir as recomendações que constam no manual dos produtos citados no artigo.
Por se tratar de uso em regiões sensíveis procure utilizar os dispositivos de segurança que os produtos oferecem.
Esse conteúdo é de caráter informativo. Em caso de dúvidas procure orientação de profissional de estética habilitado ou da área de saúde.
Sobre a depilação completa na região íntima
Entrevistados pelo portal El País alguns ginecologistas têm opiniões diversas sobre a depilação, independente do método. Para a Dra. Adriana Paredes Ríos, ginecologista e obstetra do Hospital Geral Universitário de Valência, adotar esse tipo de depilação trata-se de uma questão de estética e comodidade, sem implicações ginecológicas significativas.
No entanto, o Dr. Víctor Martín, chefe de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Quirónsalud, de Valência, alerta para possíveis riscos, como pequenas feridas na pele que podem facilitar a entrada de germes e causar infecções. Também segundo ele, a depilação da virilha total pode eliminar a função protetora dos pelos, tornando a região mais suscetível a infecções vulvovaginais.
Recomendações dos fabricantes sobre o uso depilador elétrico feminino nas partes íntimas
A maioria dos fabricantes recomenda o uso de grande parte de suas linhas de depiladores para depilar áreas como a linha do biquíni, e indicam o uso de acessórios de seguranças para áreas sensíveis. Então você vai poder depilar a região da virilha e pelos pubianos, mas e quanto a região dos grandes lábios?
Pode depilar os grandes lábios com depilador elétrico?
A região dos grandes lábios é uma área altamente sensível do corpo, e remover os pelos desse local pode ser uma tarefa desafiadora.
A maioria dos fabricantes não especifica detalhadamente sobre como deve ser feita a depilação de toda área íntima, alguns até falam sobre o uso de capas para áreas sensíveis acopladas na cabeça depiladora para reduzir a área de contato. Ou sobre a utilização de cabeça aparadora para aparar as áreas difíceis de alcançar na linha do biquíni, mas não especificam sobre os grandes lábios. Mas temos um fabricante que tem uma recomendação sobre o tema e que podemos usar como parâmetro, a Philips.
Philips é uma das principais marcas de depiladores elétricos e com os modelos mais desejados pelo público feminino, ao falar sobre depilar a região dos grandes lábios ela é enfática na recomendação:
“Você pode usar o depilador para depilar áreas como a linha do biquíni. A depilação não é adequada para áreas íntimas (na parte externa e interna dos grandes lábios). Recomenda-se utilizar apenas um aparador ou barbeador com o pente para aparar encaixado.”
Suporte philips
Outras regiões não indicadas para o uso de depiladores
Existe um método de depilação adotado pelas brasileiras e disseminado pelo mundo que é chamado de Brazilian Wax. Dependendo do formato visual, nomeia-se o resultado com nomenclaturas específicas como depilação de virilha total, depilação de virilha cavada, entre outros.
Esse método consiste em remover os pelos região da virilha, área pubiana, períneo, nádegas e lateral anal. E em clínicas de depilação geralmente são utilizados processos com cera ou a laser para eliminar os pelos dessas regiões de forma completa. Mas a questão é, você pode fazer o mesmo com um depilador elétrico?
Já vimos aqui que é possível utilizar o depilador elétrico em regiões mais afastadas do canal vaginal, mas também não é recomendado seu uso nas regiões das nádegas e do ânus.
Podem ser extremamente doloroso, causar sangramento, queimação e outros efeitos colaterais desconfortáveis quando utilizado o aparelho nas nádegas. Quanto a região do ânus, jamais utilize nenhum tipo de dispositivo nessa região! O ânus é um região hiper sensível, com terminações nervosas sensíveis, vasos sanguíneos, suscetível à proliferação de bactéria quando em contato com algum objeto estranho.
Se você quiser mesmo fazer depilação nas nádegas e na região anal o mais indicado é buscar especialistas em estabelecimentos de depilação que seguem normas de higiene para realiza-lo, já que essa é um região bem complexa para retirada dos pelos.
Concluindo. Tirando as áreas citadas você pode usar depilador elétrico em grande parte da região íntima.
Sobre depiladores e aparadores
Possivelmente a Philips considera o uso de cabeça depiladora uma forma agressiva para a região dos grandes lábios por arrancar os pelos raiz. Convenhamos, depiladores podem causar dor em em áreas sensíveis, e nessa pode acontecer com mais intensidade.
Já quantos os aparadores quando usados com pente para essa região é uma forma mais segura para evitar possíveis lesões.
De qualquer forma ao pesquisar sobre um aparador para as partes íntimas você pode considerar alguns pontos que facilitaram o seu uso como:
- Procure um aparelho com cabeça pequena e acessório de precisão que possa ajudá-la a atingir áreas específicas;
- Prefira modelos para ter mais flexibilidade ao usá-lo no chuveiro ou na banheira;
- Por falar em chuveiro e banheira, dê preferência aos modelos de uso molhado para facilitar a remoção dos pelos e reduzir o desconforto.
Caso você queira optar por aparelhos da Phillips para remoção de pelos íntimos ela disponibiliza os seguinte modelos:
1° – Philips Essential BRT383/15 para área do biquíni
2° – Aparador e Raspador Elétrico Philips BRL130/00 Satin Shave Advanced
Caso você queira optar por remover os pelos pela raiz, sugiro que você conheça essa lista de depiladores para as partes íntimas.
Conclusão
Você pode utilizar os depiladores elétricos para grande parte da região íntima. A maior preocupação se dá com regiões mais próximas da entrada do canal vaginal que crescem pelos, como no caso dos grandes lábios, que além de ser mais sensível pode correr riscos de ferimentos, dependendo do método de uso. E também na região das nádegas e ânus.
Por isso, antes de qualquer procedimento na região íntima verifique as instruções do manual do fabricante sobre onde o aparelho pode ser usado.