Como evitar pelos encravados após a depilação com depilador elétrico?

Como evitar pelos encravados após a depilação com depilador elétrico
Publicado por em 4 de agosto de 2023

Você está aí ansiosa(o) para comprar e estrear seu desejado depilador elétrico e se livrar dos pelos encravados. Mas existe uma questão a ser dita. Pelos encravados podem ser comuns com o uso dos depiladores e até mais que outros métodos. Mas como assim? Pois é, temos um paradoxo. Ao mesmo tempo que os depiladores elétricos podem evitar pelos encravados após a depilação, ao mesmo tempo eles também podem ser os maiores causadores.

Mas tenha calma que não tem nada perdido. NÃO DESISTA DO SEU DEPILADOR AGORA! É tudo questão de usar esse querido aparelho da forma correta, que dificilmente você terá problemas com pelos encravados. É o que vamos ver nesse artigo. Continue com a gente!!!

A fama de extrair os pelos raiz que impede o surgimento dos pelos encravados

Se vê muito por aí que os depiladores elétricos, por terem a característica de extrair os pelos através de sistema de pinças ou discos rotatórios que agarram os fios, podem impedir o surgimento dos pelos encravados. E à medida que o pelo começa a crescer novamente, ele emerge através do folículo piloso já aberto.

Tudo isso é tem sentido, mas precisa de algo mais na equação para impedir o surgimento dos pelos encravados. O fato é que muita gente não sabe que os depiladores podem causar mais problemas de encravamento, até que o uso de lâminas de barbear, famosas por encravar quando usadas no sentido contrário ao crescimento dos pelos.

Porque depiladores elétricos podem causar pelos encravados?

Qualquer forma de depilação pode causar pelos encravados, mas o que difere da depilação com depiladores elétricos é que os outros métodos causam uma esfoliação do estrato córneo durante o processo de remoção dos pelos, diminuindo as chances de ocorrer encravamento. A cabeça depiladora dos depiladores não tem essa propriedade.

O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme (camada mais superficial da pele) e é constituído por células mortas.

Conforme a Dermatologista Choi Kim disse ao portal Byrdie:

“Os depiladores removem os pelos pela raiz sem esfoliar o estrato córneo, portanto, quando os pelos começam a crescer novamente, há uma maior probabilidade de ficarem presos sob a superfície da pele, enrolando-se e encravando.”

Dra. Choi Kim

Processos como usar lâminas de barbear, waxing ou dermaplaning, tendem a causar menos pelos encravados porque proporcionam a tal esfoliação do estrato córneo. Acredito agora que você captou o que isso quer dizer. O problema nem reside em si no depilador elétrico, mas é ele quem paga o pato.

Como evitar pelos encravados após a depilação com depilador elétrico?

A resposta é ESFOLIAÇÃO, ESFOLIAÇÃO, ESFOLIAÇÃO. Precisamos “abrir caminho” que facilite para que o pelo chegue a superfície da derme. A pele esfoliada é importante para garantir que os poros estejam livres de pele morta, isso permitirá passagem facilitada para pelos, reduzindo consideravelmente a ocorrência de pelos encravados.

E você aí pensando que o depilador era o vilão da história.

O Dr. Michael Horn, cirurgião plástico de Chicago, confirma a famosa função de extrair pela raiz, que os depiladores tem, para impedir o surgimento dos pelos encravados. Consultado pelo portal Byrdie, ele afirma que deve-se certificar que a pele esteja esfoliada, como forma de evitar pelos encravados durante a depilação.

Como fazer uma esfoliação?

Para evitar pelos encravados, a esfoliação desempenha um papel fundamental. Antes da depilação, é importante remover as células mortas da pele por meio desse processo. Use um esfoliante corporal, bucha ou luva, mas escolha o método adequado ao seu tipo de pele, especialmente se optar por cremes esfoliantes.

Realize a esfoliação de 3 a 4 dias antes da depilação e continue fazendo-a quando os pelos começarem a crescer. A esfoliação em movimentos circulares ajuda a afinar a pele, facilitando a passagem dos pelos. Recomenda-se repetir esse procedimento uma vez por semana, de acordo com o tipo de pele, para evitar irritações e pelos encravados.

Tipo de peleFrequência
Normal1 vez por semana
Oleosa1 vez por semana
Seca1 vez a cada duas semanas
Frequência de utilização de esfoliantes físicos para cada tipo de pele. De acordo com a dermatologista Gabriela Horn para o portal Donna – gauchazh.

LEIA TAMBÉM: Guia definitivo de depilação com depiladores elétricos

Outros cuidados importantes

Além da esfoliação outros cuidados são indispensáveis para que você não tenha problemas em sua pele decorrente da depilação. Veja essas dicas:

  • Certifique-se que seu aparelho esteja funcionando corretamente: Se o depilador estiver danificado na região das pinças aumenta as chances de surgirem pelos encravados por não agarrar os cabelos corretamente.
  • Siga as instruções de limpeza do produto: Um aparelho mal higienizado é uma porta de entrada de bactérias no folículo no momento de retirado do pelo.
  • Não compartilhe seu depilador: O depilador é produto de uso individual para sua segurança.
  • Mantenha a pele bem esticada no momento de deslizar o depilador: A pele esticada aumenta as chances de que cada fio de cabelo será extraído totalmente do folículo.

Esfoliação + depilador elétrico = Garantia de sucesso

O depilador não poderia ser o vilão dessa história porque sua cabeça depiladora não tem como função a esfoliação. Entretanto já existem alguns modelos que oferecem como acessório uma cabeça esfoliante que pode ser uma mão na roda para seus cuidados com a depilação. É o caso do Depilador Aqua Deluxe Plus Pdp02r da Philco, que vem com escova esfoliante.

A preparação prévia da pele com esfoliação é o caminho mais adequado para que os pelos tenham acesso livre para crescimento sem bloqueios. A dupla esfoliação e depilador elétrico é garantia de sucesso, pele lisinha, sedosa e livre dos pelos encravados.